
-
Arquitetos: ATELIER KHJ
- Área: 521 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Sun Kim(ATELIER KHJ)

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao projetar um espaço comercial, abrir mão de área utilizável nunca é uma decisão simples. Isso se torna ainda mais delicado em regiões com alto custo por metro quadrado, onde a tendência comum é maximizar a área de exposição e reservar apenas o mínimo necessário para circulação em ambientes estreitos.





No entanto, a Coor Seongsu optou por um caminho oposto. Metade da laje do segundo pavimento e dois terços da laje do quarto foram removidos, convertendo o volume em uma estrutura de dois níveis que ocupa a altura total de um prédio de quatro andares.


Depois de uma extensa reflexão sobre como conduzir os visitantes a subir de forma natural e quase inconsciente aos níveis superiores, chegamos a três princípios: primeiro, transmitir uma sensação de acolhimento por meio de uma circulação intuitiva; segundo, adotar proporções confortáveis para a largura do espaço e a altura dos degraus; e terceiro, oferecer uma experiência agradável à medida que o percurso culmina no último pavimento.



O desafio estava em decidir o que “flutuaria” nas áreas recortadas das lajes, diferentes em cada pavimento. O primeiro e o segundo andares foram unificados para que luz e ar se misturassem livremente, enquanto os vestígios das lajes, vigas e pilares permaneceram expostos. Entre esses elementos, o corpo humano se insere, movendo-se em meio às estruturas. Imagine roupas suspensas em cabides, aparentemente pairando, com os tetos do segundo e do terceiro pavimentos visíveis acima. Ao compartilhar o espaço vertical, um novo universo emerge. Talvez seja isso que significa “consumir espaço”.






















